O WinRAR é um programa completo para Windows, Mac, Linux e Android, utilizado por mais de 500 milhões de usuários em todo o mundo para comprimir e extrair arquivos. Seu atributo principal é a possibilidade de reduzir o espaço ocupado por um arquivo no disco rígido, permitindo armazenar mais documentos em seu computador, e também transferir textos, fotos, vídeos ou jogos na internet de forma mais rápida. O download pode ser gratuito para testes ou realizado na versão pro, que é paga, tanto em 32 bits quanto 64 bits.
Com menus traduzidos para o português do Brasil e ícones ilustrativos, em minutos o usuário consegue aprender a mexer na interface simples, mas eficiente do software. Se ainda assim tiver dúvidas, basta clicar em Assistente e seguir as orientações sobre o que fazer.
Como o WinRAR funciona
O WinRAR comprime documentos nos formatos RAR e ZIP, os mais populares para compressão. O espaço reduzido atingido varia, isto porque alguns arquivos, como vídeos, podem já estar comprimidos, resultando em uma pequena redução quando compactados. Textos, por outro lado, tendem a ocupar bem menos espaço no disco rígido quando comprimidos.
É possível, inclusive, reunir vários deles em um único .RAR ou .ZIP, facilitando a organização e o compartilhamento de seus trabalhos. O software tem ainda a vantagem de ser bem rápido. Ele utiliza todos os núcleos de um processador para acelerar a tarefa de comprimir e extrair, embora, por consequência, acabe abusando muito da sua memória RAM.
Como descompactar arquivos
Se o usuário deseja descompactar uma pasta ou arquivo, basta clicar sobre ele com o botão direito do mouse e escolher a opção “Extrair arquivos”. Há, também, a possibilidade de realizar um clique duplo no arquivo compactado. Assim que a interface abrir, o usuário deve escolher a função “Extract to”.
Depois disso, é possível definir métodos de substituição e de atualização de arquivos. E, também, escolher o diretório em que quer armazenar o conteúdo que será descompactado. O processo dura apenas alguns segundos e há a disponibilidade de visualizar o andamento da operação em tempo real através da tela.
Divisão em volumes
A aplicação permite dividir um arquivo em volumes menores. Essa é a solução encontrada por muitos usuários para a transferência de arquivos na web, já que elimina o risco de precisar reiniciar um download desde o início no caso da internet cair.
Basta recomeçar a partir do volume que estava baixando. Quem guarda arquivos maiores de 4 GB também pode se beneficiar, já que discos rígidos no formato FAT32 não permitem o armazenamento de documentos deste tamanho.
Alguns tamanhos são sugeridos para cada volume caber em um CD, DVD ou disco rígido FAT32, mas o usuário pode definir este limite como quiser. Apesar de apenas compactar arquivos RAR e ZIP, o serviço é capaz de descompactar arquivos nesses e diversos outros formatos: 7Zip, ISO, TAR, JAR, CAB, ARJ, LZH, ACE, GZip, UUE, BZ2 e Z.
Proteção com senha
É possível proteger documentos confidenciais com a ferramenta. Ao compactar um determinado arquivo, há a opção de atribuir uma senha a ele. Basta clicar na aba “Avançado” e depois em “Configurar senha”. Quando um usuário for descompactar o RAR ou ZIP, precisará digitar essa palavra-chave para ter acesso ao arquivo. A criptografia utilizada é a AES 128-bit, uma das mais seguras.
Além da questão da privacidade, o aplicativo conta com uma ferramenta de reparação, que funciona quando o download falha justo quando a barra de progresso está em 99%. Sendo assim, ele ajuda o usuário a recuperar o download sem perder tudo.
Ao baixar o WinRAR para o PC ou a versão portable, o usuário terá uma licença grátis de apenas 40 dias, mas ele permanece funcionando após esse período. Alguns recursos extras estarão desabilitados, embora seja possível continuar comprimindo e extraindo arquivos sem problemas. Faça já o download do WinRAR e desfrute do mais utilizado programa de compactação do mercado!
O WinRAR é um dos melhores programas do mercado para descompactar arquivos. O software é muito leve e roda com perfeição mesmo em computadores que pecam nos quesitos processador e RAM. Ele raramente trava, mas é bom lembrar que o tempo de compactação e descompactação dos arquivos depende da sua máquina e do tamanho do arquivo em questão.
A interface da aplicação é outro ponto positivo. Bastante simples, ela não deve causar problemas aos usuários iniciantes. Com apenas dois cliques é possível abrir arquivos zipados nos mais diversos formatos sem problemas. Compactar os arquivos também segue a mesma lógica, ainda mais no Windows, sistema com o qual o serviço apresenta uma ótima integração.
A gama de arquivos suportados também é grande, o suficiente para garantir que ele seja o único software instalado na máquina com este fim. E, como extra, o aplicativo oferece a possibilidade de proteger seus arquivos com senha – um recurso bom, mas não inédito.
Porém, como nem tudo são flores, após expirada a controversa licença, que dura 40 dias, o usuário terá que lidar com mensagens repetitivas sobre a necessidade de compra da versão paga. Um inconveniente, sim, mas não um problema. Após o período de testes, o WinRaR continua funcional (e gratuito) e uma ótima ferramenta para compactar e descompactar arquivos. Caso você não queria ser bombardeado com sugestões de compra, talvez seja melhor buscar um programa alternativo gratuito.
Download
Faça aqui o download do Winrar.