A dark web se refere a sites que não estão na internet comum, mas sim ocultos em uma rede privada acessível apenas por meio de navegadores especializados, como o Tor Browser.
Leia também
A dark web é uma parte da internet não indexada, acessada por navegadores especiais como o Tor Browser, que a protege com criptografia em camadas para garantir o anonimato. O Tor usa a tecnologia The Onion Router para redirecionar o tráfego da internet através de múltiplos nós de retransmissão, ocultando o endereço IP do usuário. Isso permite o acesso a sites “.onion” que são projetados para serem anônimos, mas também aumenta os riscos de segurança.
O Tor Browser é um navegador web de código aberto criado para navegação anônima e para burlar a censura. Ele direciona o tráfego dos usuários por meio de milhares de servidores operados por voluntários, chamados nós/relés. Esses nós/relés e os sites que operam neles formam a rede Tor, ou, como é mais comumente chamada, a dark web.
Sites que funcionam na rede Tor são chamados de sites Onion, pois seus URLs terminam com o domínio de nível superior “.onion”, como o site da CIA em http://ciadotgov4sjwlzihbbgxnqg3xiyrg7so2r2o3lt5wz5ypk4sxyjstad.onion. Observe como o URL termina com o domínio de nível superior .onion.
Esses sites só são acessíveis pela rede Tor e são comumente usados para privacidade e anonimato. O navegador Tor também possui diversas proteções integradas que impedem o rastreamento e a identificação digital.
Embora a rede Tor não tenha sido criada para atividades ilegais, já que é mais difícil rastrear sites até sua localização física, os cibercriminosos também a adotaram para hospedar seus sites.
Por exemplo, grupos de ransomware usam a dark web para vazar dados roubados e extorquir vítimas, e mercados da dark web vendem itens ilegais, como drogas , armas, cartões de crédito roubados , credenciais roubadas e malware.
No entanto, nem todos os sites que operam na Dark Web são maliciosos. Por exemplo, sites legítimos, como a BBC, o New York Times, a ProPublica e o Facebook, tornaram seus sites acessíveis por meio de URLs Tor Onion para ajudar as pessoas a evitar a censura governamental.
Este guia ensinará você a instalar o navegador Tor no Windows facilmente para que você possa acessar a Dark Web ou navegar na web anonimamente. O mesmo processo geral se aplica a outros sistemas operacionais, já que o Tor também está disponível para Mac e Linux.
Como instalar o Tor
Para acessar a Dark Web, você precisa primeiro instalar o navegador Tor. Você pode encontrar o instalador no site deles: torproject.org .
Ao acessar o site do Tor, você encontrará diversas opções de download para os sistemas operacionais compatíveis com o Tor, incluindo Windows, macOS, Linux e Android.

Ao selecionar o botão correspondente ao seu sistema operacional, você será solicitado a baixar o instalador, que deverá ser salvo em uma pasta.

Após baixar o arquivo, execute-o para iniciar o instalador e siga as instruções até que o navegador Tor esteja instalado.
Como acessar sites na Dark Web ou Onion
Ao iniciar o navegador Tor, você será direcionado para uma página inicial roxa com um campo de busca do mecanismo de busca DuckDuckGo no centro da tela. Esse campo de busca permite que você realize buscas na web comuns, porém agora anônimas, através do site Tor do DuckDuckGo.
Pelo Tor Browser, abra o endereço.
Os resultados de pesquisa do DuckDuckGo serão para sites da web convencional, que você ainda acessa através da rede Tor. Para sites da dark web, você precisa inserir o URL Onion específico que deseja visitar na barra de endereços do navegador.
Esses URLs costumam ser muito longos, consistindo em uma mistura aleatória de letras e números. Embora você provavelmente não se lembre dos endereços de sites .onion, é possível encontrar esses URLs em diversos sites na internet.
Abaixo, você encontrará alguns URLs seguros que podem ser usados para acessar notícias, sites governamentais e diretórios de URLs da rede Tor:
- Links Tor – Um diretório de URLs Tor nos quais você pode clicar para visitar o site.
http://torlinksge6enmcyyuxjpjkoouw4oorgdgeo7ftnq3zodj7g2zxi3kyd.onion/ - Ahmia – Um mecanismo de busca para sites da dark web.
http://juhanurmihxlp77nkq76byazcldy2hlmovfu2epvl5ankdibsot4csyd.onion/ - DuckDuckGo – O mecanismo de busca focado em privacidade DuckDuckGo criou um URL Onion que você pode usar para pesquisar na web (exceto na dark web).
https://duckduckgogg42xjoc72x3sjasowoarfbgcmvfimaftt6twagswzczad.onion/ - ProPublica – Site Tor para o site de notícias ProPublica.
http://p53lf57qovyuvwsc6xnrppyply3vtqm7l6pcobkmyqsiofyeznfu5uqd.onion/ - The New York Times – Acesse o The New York Times através da rede Tor.
https://www.nytimesn7cgmftshazwhfgzm37qxb44r64ytbb2dj3x62d2lljsciiyd.onion/ - BBC – A British Broadcasting Corporation na rede Tor.
https://www.bbcnewsd73hkzno2ini43t4gblxvycyac5aw4gnv7t2rccijh7745uqd.onion/ - Facebook – Acesse a rede social através da rede Tor. O Facebook é proibido em diversos países, incluindo China, Irã, Coreia do Norte e Rússia.
https://www.facebookwkhpilnemxj7asaniu7vnjjbiltxjqhye3mhbshg7kx5tfyd.onion/ - Recompensas por Justiça : Envie dicas e informações sobre terroristas e criminosos ao Departamento de Estado dos EUA em troca de recompensas monetárias.
he5dybnt7sr6cm32xt77pazmtm65flqy6irivtflruqfc5ep7eiodiad.onion - CIA – O site oficial da Agência Central de Inteligência dos EUA. Não faça nada de errado.
http://ciadotgov4sjwlzihbbgxnqg3xiyrg7so2r2o3lt5wz5ypk4sxyjstad.onion - Defcon – O site Tor para a conferência de cibersegurança Defcon.
http://g7ejphhubv5idbbu3hb3wawrs5adw7tkx7yjabnf65xtzztgg4hcsqqd.onion/ - ProtonMail – Acesse sua conta ProtonMail via Tor.
https://protonmailrmez3lotccipshtkleegetolb73fuirgj7r4o4vfu7ozyd.onion/
Copie o URL onion desejado e cole-o na barra de endereços na parte superior da tela para começar a pesquisar na dark web. Como alternativa, se o site tiver transformado o URL onion em um link, você pode clicar nele no navegador Tor, e o site da dark web será aberto automaticamente.
O uso do Tor é especialmente útil em países onde governos autoritários censuram a internet, impedindo que os cidadãos acessem notícias de fora do país.
O Tor permite contornar essas restrições e ter acesso a notícias do mundo todo, como o site da BBC mostrado abaixo.

Lembre-se, o navegador Tor se conecta à internet de maneira diferente dos navegadores comuns, numa tentativa de aumentar seu anonimato online.
Isso exige que sua conexão passe por vários nós e servidores intermediários, o que tornará a navegação na rede Tor mais lenta.
Lembre-se de se manter seguro e aproveite o uso do seu navegador Tor recém-instalado!
Recomendações de segurança na Dark Web
É necessário tomar algumas precauções de segurança na Dark Web. Como a rede que você está acessando não é censurada, ela também está cheia de conteúdos ilícitos, que não poderiam estar facilmente disponíveis na internet.
Isso inclui pornografia infantil, encomendas de assassinatos e venda de drogas não legalizadas.
Lembre-se que, embora a Dark Web não seja censurada, os governos podem monitorar o Tor (o que levou à queda do Silk Road original) e você é responsável pelos atos cometidos na rede.
Além disso, todas as recomendações de segurança que você considera ao acessar a internet também devem ser seguidas na Dark Web — só que com ainda mais cautela.
Malwares e brechas de segurança ainda não descobertas podem ter sido injetadas em páginas aparentemente inocentes da Dark Web.




