No Mais Tutoriais você encontra tutorias e dicas sobre dinheiro, tecnologia e conhecimentos gerais. Downloads de aplicativos e livros.

Como saber se sua conta do Instagram foi hackeada

ANÚNCIO

Você acha que sua conta do Instagram foi hackeada? Sua conta ainda pode estar acessível, mas você pode não saber que outra pessoa a está usando pelo backdoor. Aqui compartilhamos algumas dicas úteis que ajudarão você a identificar se sua conta está comprometida.

O Instagram sempre foi o principal alvo de hackers e golpistas, pois é uma das plataformas de mídia social mais populares. A maioria de nós acredita que nossa conta está sempre segura e que ninguém seria capaz de invadi-la. Mas não é verdade.

Se você notar mudanças repentinas nas configurações da sua conta, postagens ou mensagens desconhecidas ou tentativas de login de dispositivos desconhecidos, é possível que sua conta do Instagram tenha sido hackeada. Existem muito mais sinais que você pode procurar.

O artigo a seguir explica como identificar esses sinais e confirmar se sua conta foi hackeada. Além disso, também discutiremos como você pode recuperar sua conta hackeada do Instagram e protegê-la ainda mais para evitar futuras tentativas de hacking. Vamos começar!

Dica nº 1: verifique a atividade de login

O Instagram mantém um registro de sua atividade de login, incluindo quando e onde sua conta foi conectada. Ele fornece informações sobre a localização, dispositivo e data de suas sessões ativas. Caso você encontre algum dispositivo suspeito em sua lista, o Instagram oferece a opção de sair da sua conta remotamente.

Esta atividade de login é muito útil para verificar se sua conta do Instagram foi hackeada. Veja como você pode acessá-lo:

  1. Abra o aplicativo Instagram em seu smartphone.
  2. Vá para a guia do perfil tocando na foto do seu perfil no canto inferior direito.
  3. Toque no botão de menu (3 linhas paralelas) no canto superior direito e clique em Configurações nos itens de menu.
  4. Uma vez dentro das Configurações, vá para Segurança e clique em Atividade de login .
  5. É aqui que você encontrará todas as informações sobre suas sessões ativas. Verifique a lista de dispositivos em Onde você está conectado . Se houver algum dispositivo ou local suspeito, é um sinal claro de que sua conta do Instagram foi hackeada.
    verifique a atividade de login
  6. Toque nos três pontos para ver a localização no mapa. Se você deseja sair da sua conta remotamente, clique na opção Sair . Você também precisará tomar outras medidas de segurança para proteger sua conta do Instagram depois disso.

Dica nº 2: verifique e-mails do Instagram

Outra forma de verificar se sua conta do Instagram foi hackeada é visualizando e-mails do Instagram. Quando sua conta estiver logada em um novo dispositivo, você receberá um e-mail do Instagram.

Abra a caixa de correio da sua conta de e-mail que você está usando no Instagram e verifique se há algum e-mail sobre sua atividade de login. Você pode usar a consulta de pesquisa para filtrar todos os e-mails do Instagram.
Verifique e-mails de segurança do Instagram – Maistutoriais.com.br

Se você descobrir alguma tentativa de login suspeita, é possível que sua conta do Instagram tenha sido hackeada. Nesse caso, use o link Redefinir senha no e-mail para alterar sua senha do Instagram imediatamente.

Dica nº 3: verifique a atividade da sua conta

O Instagram mantém um registro de todas as atividades da sua conta, como postagens e rolos que você gostou, suas pesquisas recentes, links que você visitou, histórico da conta e muito mais. Você pode verificar todas essas interações na seção Sua atividade no Instagram.
Verifique a atividade da sua conta – MaisTutoriais

Se houver alguma atividade suspeita em sua conta, isso indica que outra pessoa está usando seu Instagram e você foi hackeado. Para verificar a atividade da sua conta, basta acessar o seu perfil e clicar em três linhas paralelas. Depois disso, escolha a opção Sua atividade na lista do menu.

Agora você precisa revisar o seguinte para descobrir se sua conta do Instagram foi hackeada:

  • Interações – Aqui você pode verificar comentários, curtidas e respostas de histórias. Revise todos eles e encontre qualquer atividade suspeita. Por exemplo, procure qualquer curtida ou comentário que não seja feito por você.
  • Histórico da conta – Aqui você pode revisar as alterações feitas em sua conta, como alterações de senha, privacidade da conta, biografia, número de telefone, links de biografia , etc.
  • Pesquisas recentes – listará todas as consultas de pesquisa e contas que você pesquisou no Instagram.
  • Excluído recentemente – Aqui você encontrará conteúdo que foi excluído recentemente da sua conta.

Dica nº 4: não tenha acesso à sua conta

Quando você repentinamente perde o acesso à sua conta e não consegue fazer login novamente, provavelmente você foi hackeado. O primeiro passo de um hacker após obter acesso à conta de alguém é alterar a senha e desconectá-lo.

Dica nº 5: procure mensagens suspeitas

As contas do Instagram são mais comumente hackeadas para fins de spam e fraudes. Os hackers podem usar sua conta para enviar links de phishing para seus amigos. Também é possível que hackers enganem as pessoas fingindo que elas precisam urgentemente de dinheiro. O Instagram é o lar de todos os tipos de fraudes e golpes online .

Para saber se sua conta do Instagram foi hackeada, procure qualquer atividade suspeita em sua mensagem direta (também conhecida como DM). Verifique sua caixa de entrada em busca de mensagens desconhecidas que você não enviou. Às vezes, o hacker também pode excluir seus bate-papos. Você pode receber respostas estranhas de seus amigos.

Você deve revisar sua conta com muito cuidado e se encontrar algum desses sinais, poderá chegar à conclusão de que alguém acessou seu Instagram ou que sua conta foi hackeada.

Como recuperar sua conta hackeada do Instagram

As etapas a seguir ajudarão você a recuperar sua conta hackeada do Instagram se você acreditar que ela foi comprometida:

1. Mude sua senha imediatamente

Se você ainda tiver acesso à sua conta, deverá alterar sua senha e ativar a autenticação de dois fatores para adicionar uma camada extra de segurança. Para alterar sua senha, basta acessar seu perfil do Instagram > Menu (3 linhas paralelas) > Configurações > Segurança > Senha . Agora digite sua senha atual e a nova senha que deseja criar (digite-a novamente para confirmar).

2. Solicite um link de login do Instagram

Caso sua senha tenha sido alterada pelo hacker, você pode solicitar um link de login do Instagram para criar uma nova senha. Isso pode ser solicitado através do seu endereço de e-mail ou número de telefone. Na página de login do Instagram, clique em ‘ Obter ajuda para fazer login ’ (no Android) ou ‘ Esqueceu a senha? ‘ (no iPhone ou navegador da web).

Depois disso, insira seu nome de usuário, endereço de e-mail ou número de telefone associado à sua conta e toque no botão Avançar para continuar. Insira as credenciais de login que você usou recentemente e clique em ‘ Não consegue redefinir sua senha? ‘seguido tocando no botão Avançar novamente.

ANÚNCIO

Agora insira o captcha e escolha entre número de telefone ou endereço de e-mail, o que você deseja usar para receber um link de login. Depois de recebê-lo em seu e-mail ou SMS, siga as instruções na tela para concluir o processo de recuperação de conta.

3. Proteja sua conta de e-mail

Quando suas informações pessoais, como número de telefone ou endereço de e-mail, forem alteradas no Instagram, você receberá um e-mail sobre o mesmo. Há uma opção disponível neste e-mail que pode ajudá-lo a desfazer as alterações em sua conta. Este método funcionará apenas se sua senha não for alterada. Se também tiver sido alterado, você poderá solicitar um link de login do Instagram.

4. Solicite suporte do Instagram

Num caso extremo em que você nem tenha acesso à sua conta de e-mail e número de telefone, ainda é possível recuperar sua conta com uma solicitação de suporte do Instagram. Na página de login, clique em ‘ Obter ajuda para fazer login ’ (Android) ou ‘ Esqueceu a senha? ‘ (Iphone).

Digite seu nome de usuário, número de telefone ou endereço de e-mail e toque em ‘ Não consegue redefinir sua senha? ‘. Depois disso, clique em ‘ Preciso de mais ajuda ’ e siga as instruções. Na próxima etapa, você pode optar por receber o código de segurança ou se não funcionar para você, clique em “ Não consigo acessar este endereço de e-mail ou número de telefone ”.

Agora siga as instruções conforme indicado na tela. Depois de enviar a solicitação, você será contatado em breve pela equipe de suporte do Instagram para verificar sua identidade. Você pode ser solicitado a fornecer uma prova de selfie em vídeo para garantir que você é a pessoa real. Se tudo funcionou a seu favor, você poderá recuperar o acesso à sua conta hackeada do Instagram.

Como proteger sua conta do Instagram de ser hackeada

Existem várias medidas de segurança que você pode tomar para proteger sua conta do Instagram contra hackers. Abaixo discutimos alguns dos fatores mais importantes –

1. Crie uma senha mais forte

Esta é uma das coisas básicas que a maioria das pessoas sabe, mas muitas vezes evita implementar. Alguns de vocês podem ter uma senha muito comum que pode ser quebrada com pouco ou nenhum esforço. Sua senha deve ser forte o suficiente e incluir uma combinação de letras, números e caracteres especiais. Além disso, lembre-se de que você não deve usar a mesma senha em todos os outros sites ou redes sociais.

2. Habilite a autenticação de dois fatores

A autenticação de dois fatores adiciona uma camada extra de segurança à sua conta. O hacker ficará preso na verificação OTP mesmo que tenha obtido sua senha de alguma forma. Como só você tem acesso ao OTP, isso torna sua conta quase impossível de ser hackeada.

Você pode ativar a autenticação de dois fatores nas configurações de segurança do Instagram. Simplesmente vá ao seu perfil do Instagram, toque em três linhas paralelas no canto superior direito e selecione Configurações nos itens do menu. Em seguida, vá para Segurança e clique em Autenticação de dois fatores .

Existem várias maneiras de receber códigos de login ou OTP, incluindo WhatsApp , aplicativo de autenticação, mensagem de texto e códigos de backup. Você pode ativar uma ou mais formas com base em suas preferências. Certifique-se de salvar seus códigos de backup em um local seguro, onde ninguém possa acessá-los, exceto você.

3. Mantenha seu endereço de e-mail atualizado

O endereço de e-mail é a espinha dorsal da segurança da sua conta. Ele pode ser usado para recuperar sua senha caso você a tenha esquecido ou alguém tenha invadido sua conta do Instagram. Você também recebe e-mails de segurança importantes em seu endereço de e-mail, como alterações de login e de senha.

Esses são alguns dos motivos pelos quais você deve sempre manter seu endereço de e-mail atualizado no Instagram. Para atualizá-lo, basta acessar seu perfil e tocar na opção Editar perfil. Depois disso, clique em Configurações de informações pessoais na parte inferior.

4. Mantenha seu número de telefone atualizado

Assim como o endereço de e-mail, o número de telefone é igualmente importante quando se trata de segurança da conta. Se sua conta do Instagram foi hackeada, o número de telefone pode ajudá-lo a recuperar sua senha facilmente.

Você também recebe OTPs (ou códigos de login). Se você alterou seu número de telefone recentemente, atualize-o no Instagram. Isso pode ser feito nas configurações de informações pessoais, conforme explicamos acima para o endereço de e-mail.

5. Não salve suas credenciais de login em dispositivos desconhecidos

Ao fazer login no Instagram a partir de um novo dispositivo, você será solicitado a salvar as credenciais de login para não precisar inserir seu endereço de e-mail e senha sempre que fizer login. .

Para evitar que sua conta do Instagram seja hackeada, não salve suas credenciais de login no dispositivo de outra pessoa e certifique-se de sair antes de sair do Instagram.

6. Verifique e-mails do Instagram regularmente

Um ótimo conselho de segurança é que você nunca deve ignorar e-mails do Instagram. Se você receber algum e-mail de segurança sobre alteração de senha ou atualização de informações pessoais, tome medidas para proteger sua conta imediatamente. Se você não fez nenhuma alteração em sua conta, é um sinal claro de que outra pessoa está tentando invadir seu Instagram.

 

 

Perguntas frequentes

Como posso saber se minha conta do Instagram é segura?

Você pode saber se sua conta do Instagram é segura verificando atividades incomuns, como postagens desconhecidas, mensagens ou tentativas de login em dispositivos desconhecidos. Além disso, revise as configurações da sua conta regularmente, habilite a autenticação de dois fatores e mantenha suas credenciais de login confidenciais.

Como os hackers podem hackear sua conta do Instagram?

Existem várias maneiras pelas quais os hackers podem obter acesso à sua conta do Instagram. Uma forma comum é o phishing, em que hackers criam sites ou e-mails enganosos que parecem legítimos e enganam os usuários para que compartilhem suas credenciais de login. Além disso, aplicativos e links maliciosos também podem comprometer a segurança da sua conta.

Alguém pode usar sua conta do Instagram sem você saber?

Sim, é possível alguém hackear sua conta do Instagram sem você saber. O hacker pode evitar alterar sua senha para permanecer anônimo. No entanto, eles podem ler silenciosamente seus bate-papos e observar sua atividade no Instagram em segundo plano.

Como posso saber quem está usando minha conta do Instagram?

Você pode verificar a atividade de login nas configurações da sua conta para saber quem está usando sua conta do Instagram. Se você notar dispositivos ou locais desconhecidos, é um sinal de que outra pessoa pode estar usando sua conta. Tome medidas imediatas para alterar sua senha e proteger sua conta.

Palavras finais

Neste artigo, você aprendeu diferentes maneiras de descobrir se sua conta do Instagram foi hackeada. Também discutimos como você pode recuperar sua conta hackeada e quais medidas de segurança você deve tomar para proteger sua conta contra hackers. Você nunca terá problemas se seguir todas as nossas dicas. Deixe-nos saber se perdemos algum ponto. A seção de comentários está aberta abaixo para seus comentários e sugestões.

você pode gostar também
COMENTE