HDs são ideais para armazenar grande volume de dados, como backups, enquanto o SSD é perfeito para inicialização e carregamento rápido de sistemas operacionais.
O HD é uma tecnologia de armazenamento que usa discos magnéticos giratórios para ler e gravar dados, sendo mais vulnerável a impactos e desgastes com o tempo. Já o SSD utiliza memória flash para salvar as informações eletronicamente, oferecendo maior resistência a choques.
Além da construção e funcionamento, outra diferença entre HD e SSD está na velocidade: SSDs são significativamente mais rápidos na leitura e gravação de dados. Contudo, as unidades de HD são mais acessíveis devido ao preço mais baixo por gigabyte.
Um HD é ideal para armazenamento de grandes volumes de dados, onde o custo-benefício é prioridade. Já um SSD é a melhor opção para instalar o sistema operacional e programas que exigem alto desempenho, como jogos e softwares de edição, devido à sua velocidade superior.
A seguir, conheça mais sobre as diferenças entre HD e SSD e as vantagens e desvantagens de cada tecnologia de armazenamento. Também saiba os diferentes tipos de HDs e SSDs disponíveis.
O que são HDs e SSDs?
O que é uma unidade de estado sólido (SSD)?

As unidades de estado sólido (SSDs) são tipos mais recentes de disco que armazenam informações na memória flash, que são células de memória individuais que armazenam bits que podem ser acessados instantaneamente pelo controlador. As velocidades das SSDs superam amplamente as das HDDs, e a rápida transferência de dados melhorará drasticamente o desempenho de seu computador.
Como as SSDs tornam seu computador mais rápido? As SSDs aumentam a velocidade com que grandes quantidades de dados são carregadas de uma só vez. Os processos a seguir funcionam mais rapidamente com uma SSD:
- Inicialização do seu sistema operacional
- Iniciando um programa
- Carregando um novo nível de videogame
- Abrir um arquivo enorme em um programa que consome muitos recursos
- Importação e exportação de arquivos de vídeo
- Pré-visualização de arquivos de vídeo no software de edição
Quando falamos de desempenho, estamos nos referindo à transferência de grandes quantidades de dados de uma só vez. Uma SSD não necessariamente ajudará o Chrome a funcionar melhor quando 100 guias estiverem abertas e sua RAM geral estiver baixa, e o software de edição de vídeo terá dificuldades se o seu processador tiver muitos anos.
O que é uma unidade de disco rígido (HD)?

Um HD contém uma série de pratos cobertos por um revestimento ferromagnético. A direção da magnetização representa os bits individuais. Os dados são escritos e lidos por um cabeçote de movimento rápido, semelhante ao funcionamento dos discos de vinil. O disco gira a 7200 RPMs para que os dados possam ser lidos muito rapidamente.
Como todas essas peças são mecânicas, o disco rígido é o componente mais lento e frágil de qualquer computador. Mas os HDs podem ser extremamente econômicos para o armazenamento off-line de longo prazo, pois a maioria dos benefícios de uma SSD em relação à HD está relacionada apenas ao uso diário – por exemplo, a velocidade com que eles podem carregar arquivos e programas grandes.
Velocidade SSD vs HD
A velocidade dos discos rígidos é medida em megabytes por segundo (MB/s). Vários fatores influenciam a diferença de velocidade entre SSDs e HDs.
A rotação por minuto (RPM) do disco rígido (HD) determina a velocidade de leitura e gravação de dados. Quanto maior a RPM, mais rápido será o disco rígido. A taxa de RPM da maioria dos discos rígidos varia de 5.400 a 15.000. Uma conexão de dados SATA III é capaz de uma taxa de transferência máxima de 600 MB/s, mas a RPM do HDD determina a velocidade final. Um disco rígido com 5.400 RPM terá uma velocidade em torno de 100 MB/s. Por outro lado, um HDD com 7.200 RPM terá velocidades em torno de 150 MB/s.
Isso significa que levaria de 40 minutos a uma hora para transferir 50 GB de dados usando um HD.
Um SSD, por outro lado, não tem RPM para se preocupar, já que não possui partes móveis. Com uma conexão SATA III, um SSD pode ler dados a 550 MB/s e gravar a 520 MB/s. As velocidades, no entanto, atingirão um máximo de 600 MB/s, pois essa é a capacidade máxima de transferência de uma conexão SATA III.
Isso significa que levaria apenas cerca de 15 minutos para transferir 50 GB de arquivos com um SSD.
No entanto, se você usar uma conexão M.2 ou PCIe entre o seu SSD e a placa-mãe, as velocidades podem chegar a 1,4 GB/s. Isso significa que você pode transferir 50 GB de dados em menos de 5 minutos.
Os SSDs também são mais rápidos em termos de tempo de abertura de aplicativos. Por exemplo, você pode abrir um arquivo TIF de 400 MB no Photoshop CS5.1 em 8,4 segundos com um SSD. Se você tiver um HD, levaria 25,9 segundos – mais de três vezes mais tempo, de acordo com o GamingScan .
Um SSD é melhor que um HDD?

Embora um SSD seja mais rápido que um HD, um disco rígido tradicional é mais barato e dura mais. Portanto, tudo depende da finalidade de uso. O ideal é usar um HD para fazer backup de todos os seus documentos, filmes, fotos e outros arquivos. Depois, você pode usar um SSD para executar seu sistema operacional e programas com a máxima velocidade.
Embora os HDs possam não ser tão duráveis devido às suas partes móveis, eles tendem a durar mais tempo, desde que não sejam deixados cair. Enquanto um SSD pode durar até 5 anos, um HD pode permanecer operacional por 10 anos ou mais.
