BC PROTEGE+: como bloquear abertura de contas em seu nome

Como bloquear abertura de contas em seu nome / Mais Tutoriais

O Banco Central lançou nesta segunda-feira (1º) o “BC Protege Mais”, ferramenta que permite ao cidadão informar o sistema financeiro que não deseja a abertura de contas em seu nome.

A proteção abrange a abertura de conta corrente, poupança e conta de pagamento pré-paga e a inclusão como titular ou representante nessas contas. Serviço estará disponível a partir desta segunda-feira (1°/12).

A diretora de Cidadania, Supervisão e Conduta do BC, Izabela Corrêa, afirmou que o recurso representa uma nova frente de prevenção a fraudes e de fortalecimento da cidadania financeira.

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“É, portanto, uma nova ferramenta, uma ferramenta de prevenção a fraudes, proteção ao cidadão junto ao sistema financeiro. Protege, claro, contra abertura de contas correntes, poupanças, contas de pagamento, em nome de um cidadão ou empresa, e protege também contra a inclusão fraudulenta no nome da empresa como titular ou representante de contas de terceiros”, explicou a diretora em coletiva de imprensa.

Segundo ela, o BC pensa a cidadania financeira em quatro pilares: inclusão, participação, proteção e educação. A diretor aponta que o Protege Mais se insere diretamente no eixo de proteção.

Izabela destacou que o lançamento ocorre em um contexto de aumento de golpes e de ampliação da demanda por ferramentas de controle individual.

Para ativar sua proteção no BC PROTEGE+:

  • acesse a área logada do Meu BC, utilizando sua Conta gov.br nível prata ou ouro, com a verificação em duas etapas habilitada.
  • dentro do sistema, localize o serviço BC PROTEGE+ e ative a proteção.
  • se você estiver cadastrado como colaborador de uma empresa no gov.br, você também poderá ativar a proteção da empresa.

A sua escolha fica registrada no nosso sistema, e os bancos e demais instituições serão informados da sua opção quando consultarem os seus dados.

Importante: quando você for abrir uma conta ou ser incluído na conta de outras pessoas ou empresas, você precisa entrar no BC PROTEGE+ novamente e desativar a proteção.

Dica! Ao desativar sua proteção, escolha uma data para que ela seja reativada novamente! Assim, você não esquece e volta a ficar protegido automaticamente.

Como funciona

A opção registrada pelo cidadão no BC Protege+ fica marcada no banco de dados e, antes da abertura da conta ou da inclusão de titular ou representante em contas, as instituições financeiras autorizadas a funcionar pelo BC são obrigadas consultar o sistema para saber se a proteção está ativada ou desativada.
As instituições financeiras devem tratar os dados recebidos exclusivamente para as finalidades previstas, garantindo a segurança, o processamento e a eliminação dos dados pessoais conforme a legislação vigente.
Se a proteção estiver ativada:
  • a instituição financeira não pode abrir a conta nem incluir o correntista como titular ou representante numa conta.
  • a instituição financeira deve avisar o cidadão que a proteção está ativada.
  • O cidadão precisa desativar o serviço, se quiser seguir com a contratação.
Também é importante destacar que o cidadão pode visualizar quais instituições financeiras consultaram seu CPF ou CNPJ e o motivo da consulta (abertura de conta ou inclusão como titular/representante). Dentro do sistema, basta o cidadão acessar a área “Histórico de Consultas”.
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