No Mais Tutoriais você encontra tutorias e dicas sobre dinheiro, tecnologia e conhecimentos gerais. Downloads de aplicativos e livros.

Diferença entre RCS e SMS

ANÚNCIO

Enviar mensagens de texto é uma função essencial de todo smartphone moderno, já que os benefícios das mensagens de texto são muitos quando comparados a ligar para alguém no telefone. Todos podem responder em seu próprio ritmo e há um registro de conversa para o qual as pessoas podem retornar. Todos os telefones possuem recursos de mensagens de texto por SMS, mas esses excelentes smartphones Android também possuem recursos adicionais de mensagens de texto por meio de RCS. Mas qual é exatamente a diferença entre SMS e RCS? Explicamos isso neste artigo!

O que é SMS?

SMS significa Serviço de Mensagens Curtas. Como o nome indica, é um protocolo usado para enviar e receber mensagens curtas de texto. As mensagens são enviadas e recebidas pela sua rede móvel e você não precisa de um plano de dados para funcionar. Sua operadora pode cobrar taxas separadamente para cada SMS enviado, embora o recebimento de SMS geralmente seja gratuito.

O SMS foi criado para complementar as chamadas de voz nos primórdios da telefonia móvel. Como tal, o protocolo possui recursos que parecem muito desatualizados nesta era de aplicativos de mensagens instantâneas e mídias sociais viciantes. Por exemplo, o SMS só permite mensagens de texto, e também com limite de 160 caracteres. Esses 160 caracteres podem ser letras, números e símbolos, mas isso é tudo.

Você não pode exceder o limite de caracteres em um SMS. Se você fizer isso, os caracteres serão transferidos para o próximo SMS, possivelmente fragmentando sua conversa dependendo do aplicativo de mensagens do seu telefone. Isso não é um problema tão grande nos smartphones modernos, mas é algo para se ter em mente se você está resignado a enviar ou receber mensagens de texto em um telefone com recursos básicos.

Você não pode enviar nenhuma mídia por SMS. Portanto, nenhuma foto, vídeo, áudio ou GIF pode ser enviado por SMS, o que é uma grande desvantagem, considerando a profundidade que acrescentam às nossas conversas cotidianas. Como resultado, o SMS é mais conhecido e usado para mensagens de texto simples e curtas.

O que é RCS?

Não é um eufemismo que o SMS não tenha sido capaz de competir com os aplicativos de mensagens instantâneas modernos. Chegamos ao ponto em que enviar mensagens de texto é sinônimo de mensagens instantâneas e não vamos voltar atrás.

RCS é a evolução do SMS e MMS. Significa Rich Communication Services, um protocolo de comunicação como o SMS.

O RCS difere do SMS tradicional por ampliar enormemente o limite de caracteres de cada mensagem. Você também pode adicionar todos os tipos de mídia às suas mensagens, permitindo compartilhar imagens, vídeos e GIFs. Você pode até enviar dados de localização e criar bate-papos em grupo. Você também pode receber confirmações de leitura e suas mensagens também são criptografadas. Isso é possível porque o RCS utiliza dados da Internet para enviar conteúdo em vez da rede de telefonia convencional.

No entanto, embora o SMS seja onipresente e esteja disponível em praticamente todos os feature phones e smartphones, o RCS tem algumas condições para sua disponibilidade.

Você não precisa se inscrever no RCS como faz em aplicativos de mensagens instantâneas, mas ainda precisa cumprir alguns requisitos. Você precisa de um telefone compatível com RCS e de uma operadora compatível com RCS. A outra parte também deverá cumprir as mesmas condições; só então a conversa será através do RCS. Se as condições não forem cumpridas, a conversa voltará a ser SMS.

SMS vs RCS: Comparação

SMS:

  • Presente em todos os smartphones
  • Requer rede de telefonia móvel (celular)
  • 160 caracteres
  • Não é possível enviar nenhuma mídia
  • Sem criptografia
  • Apenas recibos de entrega, sem recibos de leitura
  • As operadoras frequentemente cobram separadamente por SMS
  • Sem recursos extras

RCS:

ANÚNCIO

  • Precisa ser compatível com smartphone e operadora
  • Requer conexão com a internet (celular ou Wi-Fi)
  • Sem limite prático de caracteres
  • Pode enviar imagens, vídeos, GIFs, localização
  • Pode ser criptografado dependendo do aplicativo de envio e recebimento
  • Bate-papos em grupo, indicador de digitação, reações às mensagens
  • Marca comercial, verificação comercial, ações de resposta personalizadas, cartões com informações valiosas, códigos QR

Como você pode ver, o RCS é melhor que o SMS em quase todas as áreas. A única vantagem do SMS sobre o RCS é que ele está disponível em quase todos os telefones celulares, seja um feature phone ou um smartphone, Android ou iPhone. O RCS tem ampla disponibilidade desde que os parâmetros sejam atendidos em ambos os lados.

Um dos maiores obstáculos para uma maior adoção do RCS é que os iPhones não suportam RCS, forçando todas as comunicações de texto entre um iPhone e um Android a serem apenas SMS. No entanto, a Apple se comprometeu a oferecer suporte ao RCS em iPhones até o final de 2024 (provavelmente com o lançamento estável do iOS 18) junto com o iMessage, que deve oferecer uma melhor experiência de interoperabilidade quando comparado ao SMS normal.

Quais são os benefícios de usar RCS em vez de SMS?

Conforme listamos, o RCS tem inúmeros benefícios em relação ao SMS. O principal benefício do RCS é que você obtém uma experiência semelhante a “mensagens instantâneas” diretamente do seu aplicativo de mensagens padrão (se ele suportar RCS). Você não precisa de inscrições em nenhuma plataforma extra, melhorando enormemente a integração do usuário.

Além disso, o RCS amplia muito a riqueza da sua comunicação. Você pode ser mais expressivo com imagens e vídeos, compartilhar sua localização e muito mais.

Esse benefício também é ótimo para empresas que desejam usar o RCS para marketing. Em vez de depender de textos curtos e enfadonhos, eles podem usar publicidade e materiais promocionais mais criativos. A plataforma permite que eles criem frases de chamariz diretas, o que é significativamente melhor para conversão do que texto simples enviado por SMS.

Um benefício subestimado do RCS é que os aplicativos RCS populares são criptografados de ponta a ponta. Observe que nem todos os aplicativos RCS são criptografados, mas o recurso está disponível pelo menos nos aplicativos populares. O SMS é totalmente descriptografado, deixando a porta aberta para que pessoas mal-intencionadas bisbilhotem suas conversas.

Além da pequena quantidade de dados necessários, o RCS também é totalmente gratuito para os consumidores. Por outro lado, as operadoras costumam cobrar pelo SMS com base em mensagens individuais ou por meio de pacotes combinados que oferecem um limite mensal para uma determinada quantia. Você pode obter SMS “ilimitados” em pacotes de operadoras com outros benefícios elevados, mas ainda está pagando por um pacote.

Quem pode usar o RCS?

Você precisa estar em uma operadora compatível e em um smartphone compatível para usar o RCS.

A maioria das principais operadoras do mundo oferece suporte ao Perfil Universal para RCS. Isso inclui Verizon, T-Mobile, AT&T e Google Fi nos EUA. A lista inclui globalmente Vodafone, Deutsche Telekom, NTT Docomo, Airtel, Jio e muitos outros que suportam RCS.

Para smartphones, todos os telefones Android são capazes de usar RCS, mas é necessário usar um cliente compatível. O aplicativo Mensagens do Google suporta RCS e vem pré-instalado na maioria dos novos smartphones atualmente. Caso contrário, você pode baixá-lo na Google Play Store. Mensagens Samsung também oferece suporte a RCS. Muitos outros clientes de mensagens também oferecem suporte a RCS. Pode ser necessário habilitar o recurso, então siga nosso guia sobre como habilitar o RCS em seu telefone.

Os iPhones não suportam RCS, pelo menos não oficialmente, e não no momento. A Apple prefere seu serviço proprietário iMessage para iPhone às mensagens de texto do iPhone. Se um usuário Android tentar enviar uma mensagem RCS para um iPhone, a mensagem retornará para SMS. Este é o principal ponto de discórdia no infame debate “bolha azul versus bolha verde”, já que todos os bate-papos do iMessage são azuis, enquanto todos os bate-papos SMS são verdes. Notavelmente, um aplicativo de terceiros para iOS agora pode enviar e receber mensagens RCS. É alguma coisa, pelo menos.

A situação em torno dos iPhones e seu suporte RCS mudará no final de 2024, já que a Apple prometeu que adicionará suporte para RCS Universal Profile. Perfil Universal é o padrão atualmente publicado pela GSM Association. O suporte RCS coexistirá com o suporte iMessage e SMS no iPhone. As conversas entre telefones Android e iPhones em breve serão padronizadas para RCS em vez de SMS (presumindo que o telefone Android também suporte o Perfil Universal no RCS), embora as guerras das bolhas azul e verde continuem a ser travadas no iMessage.

Fonte: Android Authority

 

você pode gostar também
COMENTE