Aprenda a usar o CHKDSK e resolva problemas do seu HD! O CHKDSK é o sucessor do antigo Scandisk, utilitário muito usado nas versões mais antigas Windows. O CHKDSK, assim como seu antecessor, procura e corrige erros nos arquivos do seu disco rígido.
APRENDA A USAR O CHKDSK
SINTAXE
volume Especifica a letra da unidade (seguida de dois-pontos), o ponto de montagem ou o nome do volume.
UTILIZAÇÃO DO CHKDSK
Para executar o comando chkdsk em um disco fixo, é necessário ser membro do grupo Administradores. Tradução: para executá-lo, a melhor opção é executar o Prompt de Comando rodando como Administrador:
O comando chkdsk examina o espaço em disco e a utilização do disco pelos sistemas de arquivos tabela de alocação de arquivos (FAT) e NTFS. Chkdsk fornece informações específicas de cada sistema de arquivos em um relatório de status. O relatório de status exibe os erros encontrados no sistema de arquivos.
O comando chkdsk só corrigirá erros de disco se você especificar a opção de linha de comando /f. É necessário que Chkdsk possa bloquear a unidade para corrigir os erros. Como a reparação geralmente altera a tabela de alocação de arquivos de um disco e, às vezes, causa perda de dados, chkdsk enviará uma mensagem de confirmação semelhante a esta:
Deseja converter cadeias perdidas em arquivos?
Windows exibe relatórios de status de chkdsk referentes a um disco FAT no seguinte formato:
72.214.528 bytes de espaço total em disco
73.728 bytes em 3 arquivos ocultos
30.720 bytes em 12 pastas
11.493.376 bytes em 386 arquivos do usuário
61.440 bytes em setores defeituosos
60.555.264 bytes disponíveis no disco
2.048 bytes em cada unidade de alocação
35.261 unidades de alocação totais no disco
29.568 unidades de alocação disponíveis em disco
O Windows exibe relatórios de status de chkdsk referentes a um disco NTFS no seguinte formato:
Verificação de arquivos concluída.
CHKDSK está verificando índices…
Verificação dos índices concluída.
CHKDSK está verificando os descritores de segurança…
Verificação de descritores de segurança concluída.
12.372 quilobytes de espaço total em disco.
3 KB em 1 arquivo do usuário.
2 KB em 1 índice.
4.217 KB em uso pelo sistema.
8.150 KB disponíveis em disco.
512 bytes em cada unidade de alocação.
24.745 unidades de alocação totais no disco.
16.301 unidades de alocação disponíveis em disco.
Se você especificar a opção de linha de comando /f, chkdsk enviará uma mensagem de erro se forem encontrados arquivos abertos no disco. Se você não especificar a opção de linha de comando /f e existirem arquivos abertos, chkdsk poderá reportar a existência de unidades de alocação perdidas no disco. Isso poderá acontecer se os arquivos abertos ainda não tiverem sido gravados na tabela de alocação de arquivos. Se chkdsk reportar a perda de uma grande quantidade de unidades de alocação, á aconselhável reparar o disco
Utilize a opção de linha de comando /r para localizar erros de disco físicos no sistema de arquivos. Para obter informações sobre como recuperar arquivos fisicamente danificados com o comando recover, consulte Tópicos relacionados.
Os setores defeituosos reportados por chkdsk foram marcados como defeituosos quando o disco foi preparado para ser utilizado pela primeira vez. Eles não oferecem perigo.
A tabela a seguir lista os códigos de saída reportados por chkdsk após sua conclusão.
1: Foram encontrados erros e corrigidos.
2: A limpeza de disco, como a coleta de lixo, foi efetuada, ou a limpeza não foi efetuada porque /f não foi especificado.
3: Não foi possível verificar o disco, não foi possível corrigir os erros ou os erros não foram corrigidos porque a opção /f não foi especificada.