No Mais Tutoriais você encontra tutorias e dicas sobre dinheiro, tecnologia e conhecimentos gerais. Downloads de aplicativos e livros.

As 10 principais causas que fazem seu computador parar de funcionar

ANÚNCIO

Avalie esta postagem

ANÚNCIO

Grupo do WhatsApp Entrar
Grupo do Telegram Entrar
Grupo do Instagram Entrar

AS 10 PRINCIPAIS CAUSAS QUE FAZEM O SEU COMPUTADOR PIFARProvavelmente você já passou por problemas no seu computador e teve de leva-lo para manutenção a uma assistência ou perder tempo arrumando seu micro. Sabe o quanto é chato perder tempo com isso. A importância de ter sempre um equipamento rápido e funcional é muito grande, principalmente hoje que resolvemos praticamente todos as nossas tarefas e trabalhos por ele.

Pensando nisso selecionamos as 10 principais causas que levam os computadores e notebooks para a assistência técnica, assim você pode tomar certas precauções para ter sempre seu equipamento em bom funcionamento.
1° – Falta de limpeza interna e externa
Quando não é feita a limpeza interna e externa dos equipamentos, a poeira se acumula e a consequência é uma série de outros problemas. O aquecimento é de longe o pior problema que a sujeira causa, levando algumas vezes a queima de componentes como o processador ou placa mãe. Sempre que possível faça a limpeza do seu equipamento.
2° – Ausência ou falta de atualização de Antivírus
Não é novidade que hoje em dia muitos computadores podem pegar um vírus em poucos minutos após se conectarem na internet. Por isso é de extrema importância que seu equipamento tenha um antivírus instalado com todas as atualizações em dia. Só assim você poderá navegar tranquilamente.
3° – Sistema operacional desatualizado
Existem certos tipos de vírus que se aproveitam de falhas do sistema operacional, e quando isso acontece seu computador fica desprotegido. Manter o seu sistema operacional Windows, MacOS, ou linux atualizado é a melhor prevenção para esse tipo de problema.
4° – Desligamento incorreto do computador
Quando o computador é desligado de forma indevida, ou seja, diretamente pelo botão ou por uma queda de energia, alguns arquivos importantes do sistema podem se corromper, e a consequência disso é seu computador não inicializar, gerar problemas de funcionamento e ter de ir para manutenção. É muito importante sempre desligar o sistema da forma correta, e se possível ter um no-break para casos de quedas de energia.
5° – Excesso de softwares desnecessários
É muito fácil encontrar e instalar novos programas, mas o excesso deles pode ser um grande perigo.Muitos softwares são ativados junto a inicialização do sistema, o que deixa o computador mais lento. Frequentemente é importante que você verifique quais os programas realmente são necessários, e desinstalar aqueles que não são mais utilizados.
6° – Hardware de qualidade inferior
No mercado existe a venda computadores e notebook “mais baratos”, mas antes de comprar lembre-se que o barato pode sair caro. Computadores com preços muito atrativos podem conter peças de qualidade inferior, que em pouco tempo podem te dar mais problemas. Se você tiver conhecimentos em informática, opte por computadores montados pois você saberá quais são as peças utilizadas.Caso seu conhecimento seja mais limitado, vá por marcas conhecidas no mercado, como por exemplo: Dell, HP, Sony, etc.
7° – Má gestão de emails
Utilizar softwares de emails como por exemplo o Outlook, Thunderbird ou AppleMail facilitam seu trabalho. Mas se não houver uma boa administração dos seus emails esses softwares têm a tendência de começar a dar erros, ficarem lentos e até desaparecer com alguns emails sem sua autorização. É muito importante que você sempre organize seus emails em pastas, tentando nunca deixar muitos emails em apenas uma pasta. A caixa de entrada deve ficar sempre com o menor número de emails possível, assim você ficara prevenido da manutenção desses sistemas.
8° – Oscilação de energia
O vilão nem sempre vem do hardware ou do software. Nesse caso a oscilação de energia pode causar danos ao seu equipamento.Algumas vezes certas oscilações chegam até a queimar fontes e placas. Por isso um bom investimento é ter um estabilizador de energia, que tem como principal objetivo a prevenção deste tipo de problema.
9° – Falta de Backup
Todo equipamento é suscetível a falhas! Existem informações que possuem alto valor, como por exemplo documentos pessoais. O que você faria se perdesse todos os seus emails, documentos e fotos? O backup é uma forma de se proteger desse tipo de problema, e é altamente importante que ele exista, seja na forma automática ou manual.
10° – Falta de manutenção preventiva
Por fim, gostaria de deixar claro que muitos destes problemas, senão todos, podem ser prevenidos com a visita frequente de um técnico. É muito mais barato, rápido e cômodo, quando se previne um problema antes dele aparecer. Na maioria dos casos o tempo que é levado para contornar um grande problema depois que ele acontece é muito maior do que sua prevenção, e por isso a manutenção preventiva é muito importante.
Fonte: Acidez mental
você pode gostar também
COMENTE