No Mais Tutoriais você encontra tutorias e dicas sobre dinheiro, tecnologia e conhecimentos gerais. Downloads de aplicativos e livros.

Como evitar o superaquecimento do seu celular Android

ANÚNCIO

Avalie esta postagem

Cansado de ver seu celular Android se transformar em um aquecedor de bolso? Existem várias coisas comuns que podem causar superaquecimento em smartphones. Felizmente, também existem algumas dicas eficazes que você pode usar para evitar que isso aconteça mais do que deveria.

Grupo do WhatsApp Entrar
Grupo do Telegram Entrar
Grupo do Instagram Entrar

O que causa o superaquecimento dos telefones Android

Antes de falarmos sobre como evitar o superaquecimento do seu telefone Android, é útil entender o que faz com que ele aqueça.

  • Manter seu telefone em um ambiente quente: Este é o motivo mais esquecido para o superaquecimento. Pessoalmente, sou culpado de manter meu Pixel 6a no bolso da frente enquanto estou sentado em um ônibus enquanto a luz do sol atinge diretamente meu jeans, aquecendo meu telefone.
  • Usar o telefone durante o carregamento: assim como qualquer dispositivo eletrônico, os telefones geram calor quando são usados . Isso também se aplica ao calor gerado durante o carregamento da bateria – especialmente se você estiver usando um carregador rápido. Portanto, se você estiver usando o telefone durante o carregamento, isso representa o dobro do calor gerado, tornando-o mais perceptível.
  • Sobrecarregar o processador: se você executar determinados jogos ou aplicativos que sobrecarregam o processador, ele precisará usar mais energia para fornecer o nível de desempenho necessário/desejado. O aumento do consumo de energia leva a mais geração de calor.
  • Ter cobertura de rede ruim: Seu telefone trabalhará mais em áreas com recepção de rede ruim para tentar manter a conectividade celular. Este esforço extra causará maior consumo da bateria, levando ao superaquecimento.
  • Definir o brilho da tela para o máximo: Manter o telefone com brilho máximo e ligar a tela por um longo período causará um consumo significativo da bateria e resultará em um aumento perceptível na temperatura.
  • Manter vários aplicativos abertos em segundo plano ou ter configurações não otimizadas: se você tiver muitos aplicativos abertos em segundo plano ou configurações que permitem que determinados recursos sejam executados perpetuamente, isso sobrecarregará o processador e aumentará o consumo da bateria, causando superaquecimento.
  • Falhas de fabricação ou de design: telefones fabricados com processadores propensos a esquentar naturalmente causarão superaquecimento do dispositivo. Além disso, telefones mais finos, porque as partes internas são bem compactadas, tendem a ser mais quentes (literal e figurativamente).

Como evitar o superaquecimento do seu telefone Android?

Agora que você sabe o que causa o superaquecimento do seu telefone Android, vamos discutir as etapas que você pode seguir para evitar que isso aconteça.

Evite manter o telefone em locais quentes

A maneira mais simples de evitar o superaquecimento é estar mais ciente de onde você guarda seu telefone. Montar seu telefone no para-brisa do carro em um dia ensolarado, mantê-lo em uma mesa voltada para uma janela que receba muita luz solar ou carregá-lo no bolso da calça jeans enquanto suas pernas são atingidas pelo sol quente do verão podem fazer com que seu telefone pare. superaquecer.

Desinstale ou pare de usar aplicativos conhecidos por causar superaquecimento

Se você notar que seu telefone fica superaquecido enquanto você usa determinados aplicativos, a solução mais simples seria parar de usá-los. Existem 2 razões pelas quais isso pode acontecer. Ou o aplicativo está mal otimizado e sobrecarrega o processador, ou é muito exigente (como jogos com uso intensivo de gráficos ou software de edição gráfica) e faz com que o processador trabalhe mais tempo.

Seja qual for o motivo, evitar o aplicativo ou limitar seu uso a alguns minutos por vez deve reduzir o aquecimento geral. Além disso, evite manter muitos aplicativos em execução em segundo plano, pois isso também pode sobrecarregar o processador.

Seja cauteloso com novas atualizações de software

ANÚNCIO

As empresas de smartphones geralmente promovem atualizações de software para introduzir novos recursos ou corrigir bugs conhecidos. No entanto, às vezes uma atualização pode introduzir um novo bug, que pode causar superaquecimento. É por isso que sempre atraso a atualização do meu smartphone principal até ter certeza de que a atualização está estável e não causará problemas.

Mas como saber se uma atualização causará um problema se você não a atualizar? Bem, se você usa um smartphone de uma marca popular como Samsung ou Google, os meios de comunicação devem cobrir atualizações com bugs como esta aqui . Como alternativa, você pode ingressar em um subreddit como r/Pixel6aUsers e ver se outras pessoas têm algum problema após atualizar seus telefones e tomar as decisões adequadas.

Mantenha a tela com brilho moderado

Pessoalmente, ligo o brilho adaptativo no meu telefone, que calibra automaticamente o brilho da tela dependendo do ambiente. No entanto, alguns telefones têm uma implementação deficiente desse recurso de brilho automático, onde a tela fica muito clara ou muito escura, e isso também em situações indesejadas. Quando isso acontecer, sugiro desativar o brilho automático e definir manualmente o controle deslizante de brilho para um nível moderado. Isso garante que a tela não acabe descarregando muita bateria, o que ajuda a manter o telefone mais fresco.

Pare de usar o telefone enquanto ele está carregando

Eu sei que às vezes você só precisa abrir aquele aplicativo para fazer aquela coisa, mas a bateria está fraca, então você o conecta e o telefone esquenta novamente. A melhor maneira de resolver esse problema é desenvolver o hábito de cobrar. Carregue seu telefone durante a noite , quando tomar banho ou enquanto estiver viajando de carro. Basicamente, carregue-o quando souber que não o usará.

Ative o modo avião em áreas de baixa conectividade (desde que você esteja seguro)

A ativação do modo avião impedirá que o telefone tente se conectar a diferentes torres de rede. Ele também desativará o Wi-Fi e o Bluetooth, reduzindo ainda mais o estresse da bateria e evitando o superaquecimento.

No entanto, a segurança tem precedência sobre um smartphone quente. Se você estiver perdido e precisar fazer uma ligação, não use o modo avião e priorize obter sinal e pedir ajuda .

Evite comprar um telefone que superaquece

Alguns smartphones são inerentemente mais propensos a superaquecer. Isso pode ser uma falha do fabricante ou resultado do processador que ele está usando. Por exemplo, o Snapdragon 8 Plus Gen 1 era famoso por superaquecer , e todos os telefones equipados com ele sofriam de problemas de aquecimento. Dito isso, mesmo com um bom processador, se o fabricante não conseguir otimizá-lo adequadamente com o restante do hardware e software, isso também pode causar superaquecimento.

Por isso é super importante pesquisar antes de comprar um novo smartphone. Não se limite apenas a ler a folha de especificações. Leia ou assista avaliações e ouça o que outros usuários estão dizendo sobre o smartphone antes de fazer a compra.

Com informações: How To Geek

você pode gostar também
COMENTE