A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é o documento que registra a vida profissional do trabalhador e garante o acesso aos direitos trabalhistas previstos em lei. A carteira de trabalho será emitida de forma prioritária no formato digital e excepcionalmente no formato físico para anotações de vínculos anteriores a instituição do modelo digital.
Como tirar a Carteira de Trabalho Digital
Para ter acesso a versão digital da sua Carteira de Trabalho é preciso baixar o aplicativo da CTPS Digital, disponível tanto para Android como iOS. Este app existe desde 2017, mas somente em 2019 que a versão digital passou a ter o mesmo status da física.
Ele opera cruzando os dados do governo com as informações enviadas pelo seu empregador, como o seu contrato de trabalho, anotações de férias, décimo-terceiro e muito mais. Para consultar a sua carteira digital, siga esses passos:
Passo 1: se cadastre no portal oficial do governo federal, o gov.br.
Passo 2: faça o download do CTPS Digital no seu celular e abra o app.
Passo 3: toque em “Entrar”.
Passo 4: faça login com a sua conta que foi cadastrada no gov.br.
Passo 5: a tela inicial do aplicativo irá mostrar as últimas anotações feitas em sua Carteira de Trabalho.
Passo 6: no campo “Contratos” você pode encontrar as informações de todos os contratos feitos com as empresas que você já trabalhou.
Passo 7: na aba “Enviar” você pode salvar a versão digital da sua CTPS ou então enviá-la para outro usuário.
Passo 8: caso queira ver quais benefícios você possui direito como trabalhador, basta tocar no ícone “Benefícios”.
Pronto, ao fazer esse processo, você terá acesso a sua Carteira de Trabalho. Caso queira imprimi-la, você pode fazer isso ao enviar a versão digital para outro usuário ou também ao entrar no site de serviços do governo federal aqui.
Todos os usuários que possuem uma Carteira de Trabalho podem ter acesso à sua versão digital, mesmo que nunca tenham tido um emprego registrado. No entanto, vale lembrar que CTPS digital não é aceita como um documento de identificação civil. Por isso, é sempre importante ter guardada a sua versão física do documento.
Gostou deste Tutorial? Siga o Mais Tutoriais no Instagram: @mais.tutoriais